quinta-feira, 26 de julho de 2012

HIP HOP SEM FRONTEIRAS 2012


Hip Hop Sem Fronteiras 2012 será realizado em Laranjal do Jarí
Movimento ganhou espaço no Amapá e hoje se configura como o maior encontro de jovens da Região Norte.
O movimento Hip Hop do Amapá se organiza para dar início ao “VII  Hip Hop Sem Fronteiras”, pois será realizado em Laranjal do Jarí, o Festival como todos os anos iria ocorrer no município de Oiapoque, mais por falta de recurso e estrutura que o evento pede, foi transferido para o Município de Laranjal conforme pedido das lideranças, agora os grupos poderão se organizar melhor e se preparar para o grande confronto, diz Guinho bboy, Grupos de Macapá, Santana, Pará, Guiana Francesa e de outros municípios do Estado participarão do evento. O projeto cultural é desenvolvimento pela Companhia de Dança de Rua Amapá B.Boys – Macapá Break, em parceria com o Instituto Jovens Livres, Jarí b.boys e  Federação Amapaense de Dança de Rua Original/B.Boys E B.Gilrs, com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Extraordinária de  Políticas Públicas para a Juventude, e Prefeitura Municipal de Laranjal do Jarí.

Nos últimos  anos o evento ganhou maior visibilidade, mais colaboradores e mais grupos de Hip Hop de todo o Estado, as crews  darão o melhor de si na batalha que premiará o melhor colocado em dinheiro de grupo 5x5 e o melhor B.boy, na batalha individual 1x1. Segundo o coordenador do evento, Guinho B.Boy, a expressão \"batalha\" simboliza o confronto saudável entre as equipes. Não há contato físico, gestos obscenos e nem palavrões. O que contam são criatividade e dinamismo das performances.

Guinho B.Boy lamenta que nos tempos atuais a discriminação contra os movimentos Hip Hop ainda persista. “A sociedade nos julga de maneira errada, pelo fato de dançarmos de maneira diferente e por fazermos críticas, em nossas letras, à sociedade e ao mundo em que vivemos e não percebe que esse é o jeito de nos expressarmos. Hip Hop é cultura negra, baseada em quatro elementos, dança reak, musica rap, grafite e discotecagem, Hip Hip é posicionamento crítico, é o nosso olhar sobre a vida, é arte, é a nossa realidade”, afirma.

Jovens, adolescentes e crianças se preparam para a batalha. Grupos como MCDA B.boys, Macapá Break, Fantasma do Dance,  Jari bboys, Cia de Artes Zopura, Red B.boys,  Star Break, Afro B.boys, Nova Geração Afro, Super Crew, Conectio B.boys, Garotos do Break, As B.girls, Power Style do Oiapoque, Porto break , Portek break Estilo Break, Blac Fliperama, Crazy bboys, Facção bboys, Red bboys,  e DFT da Guiana Francesa já confirmaram participação.

O projeto Hip Hop Sem Fronteiras surgiu com a finalidade de difundir essa manifestação cultural no Amapá e contribuir com a redução do índice de violência, favorecendo o intercâmbio cultural entre as comunidades amapaenses, Estados do Norte e Nordeste e países vizinhos. A primeira edição, realizada em julho de 2006, deu o grande salto para a revelação de categorias no movimento estadual: grupos de dança de rua (b.boy), grafiteiros, DJs e MCs. A partir daí foi aberto um canal de comunicação entre os grupos, que se organizaram e conseguiram o reconhecimento do Festival de Hip Hop do Amapá como o maior encontro da juventude da Região Norte, segundo o coordenador geral do evento.

O movimento tem como principal objetivo promover cidadania e a inclusão social de jovens em situação de risco, através da dança de rua e das artes (grafitagem, DJs, etc) elementos que compõem a cultura Hip Hop.

Para participar do evento é preciso que os grupos de b.boys e de b.girls (dançarinos) façam a inscrição pelo e-mail: macapabreakap@gmail.com

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Período 27 de julho chegada das delegações dos municípios e coletiva com a imprensa.
Hora: 16h Concentração- local Casa do Artesão



Dia 28 - sábado – às 8h Atividades (aula de dança de rua),
10h Palestra ( Hip Hop e a formação do jovem dentro do movimento ).
19h –Batalha 1x1 no Ginásio Mineco Raia Hayshida

Dia 29/ domingo – às 8h Atividades ( Hip Hop e as políticas públicas),
10h- palestra (Genesidio da Juventude).
19h – Batalha de- Crew
Local: Ginásio Mineco Raia Hayshida.

Mais informações
Guinho B.boy: 9111- 91130 MC; DECA 91620092