Acontecerá no período de 03 a 06 de julho no município de Oiapoque no Estado do Amapá, III HIP HOP SEM FRONTEIRA, com a participação dos grupos de Macapá Santana, Pará, e Guiana Francesa e outros.
O município de Oiapoque fica a 590 km de distância de Macapá. Com aproximadamente 13 mil habitantes, está localizado no extremo norte do Estado do Amapá e do Brasil, fazendo fronteira com a Guiana Francesa, além de estar próximo da região caribenha.
O projeto cultural HIP HOP SEM FRONTEIRA, surgiu com a proposta de difundir a cultura Hip Hop no Estado do Amapá, contribuir para a redução do índice de violência no estado do Amapá, favorecendo o intercâmbio cultural entre as comunidades Amapaense, estados do Norte e Nordeste e Países vizinhos. Após sua primeira edição realizada em julho de 2006, criou-se vários grupos de dança de rua (b.boy), naquela região, e estimulou o surgimento de um canal de comunicação entre os grupos tornando-se um dos principais encontros de juventude que ocorrem na Região Norte nos últimos anos, onde b.boys e b.girls se confrontam num verdadeiro duelo de dança e criatividade. Em 2007 o evento ganhou maior visibilidade, passou a contar com maior número de pessoas envolvidas com esta cultura que veio dos subúrbios de nova Iorque; a expectativa este ano é levar aproximadamente oitenta pessoas para prestigiarem e participarem ativamente do evento, vários grupos irão competir, mais somente um sairá vencedor com o prêmio de R$ 2.000,00 dois mil reais, e R$500,00 quinhentos reais será para o melhor b.boy na batalha individual. A expressão “batalha” significa o confronto entre as equipes, sem contato físico, gestos obscenos e sem palavrões, é algo muito criativo e dinâmico, é como se fosse uma espécie de campeonato.
Dezenas de jovens, crianças e adolescentes se preparam para a batalha, grupos como MCDA B.boys, Macapá Break, INOZDAP B.boy, Afro B.boys e DFT da Guiana Francesa já estão confirmados. Os jurados serão: b.boy Malukinho do Pará, b.boy Muxinbinha de Brasília e N`s Zabelle Q`Num da Guiana Francesa, durante o evento haverá venda de CD`S, DVD`S de b.boys, além de exposição de fotos e show cultural com o grupo Glorific’arte do instituto jovens livres. E já estão confirmados os oito grupos que irão participar da batalha de b.boys e b.girls, sendo que seis são de Macapá e Santana e dois grupos de Oiapoque, o prazo de inscrição seria até o dia 30 de junho mas a procura foi grande que as inscrições se encerraram antes da data final.
O projeto cultural, é desenvolvimento pela companhia de Dança de rua Amapá B.Boys – Macapá Break com parceria do Instituto Jovens Livres. Sabe-se que a cultura HIP HOP e os participantes são discriminados pela sociedade por dançarem de maneira diferente, e por fazer criticas a sociedade em que se vive. No município de Oiapoque, o poder aquisitivo da população é baixo, principalmente as que vivem nos bairros mais distante do centro comercial do município. Podemos dizer que mais baixa é a oferta de atividades de lazer e cultura para essas pessoas.
Com essas informações obtidas com os jovens da cidade é que levamos para as comunidades mais carentes os elementos que formam a cultura Hip Hop como a Dança de Rua, Rap Mc, Grafite, Dj e a Consciência, através disso descobrimos um modo de levar ás comunidades da cidade um trabalho cultural de alto nível e perfeitamente integrado às condições da região. Através da cultura HIP HOP, o projeto pretende ajudar na articulação dos jovens e nos movimentos sociais, promovendo sua cidadania e a inclusão social.
Programação
Período de 03 a 06 de julho de 2008
Dia: 02 quarta às 16:00 - Saída para Oiapoque
Local: Casa do artesão
Dia: 03 quinta às 18:00 – Show Cultural e Freestyle
Local: Praça Elcindo Rodrigues
Dia: 04 sexta às 08:00 - Atividades
19:00 - Show de Equipe
Local: Praça Elcindo Rodrigues
Dia: 05 sábado -19:00 Batalha individual de b.boys
Local – São Jorge
Dia: 06 domingo às 08:00 - Atividades
19:00 - Batalha de Crew
Local: Praça Elcindo Rodrigues